domingo, 25 de abril de 2010

Mulher x Arquitetura ( Parte 1 )

Para entender um pouco melhor sobre a participação das mulheres na profissão, temos que voltar no tempo, começando pela Bauhaus que sem dúvida foi a escola de artes e arquitetura mais famosa entre 1919 e 1933.


Nos anos iniciais de funcionamento da escola alemã Bauhaus, era garantido o direito irrestrito de aprendizado às mulheres, e o próprio diretor da escola, Walter Gropius, em seu primeiro discurso aos estudantes da Bauhaus, se referiu às mulheres como detentoras dos mesmos direitos e obrigações que os homens.
Porém na prática isso não aconteceu, as mulheres encontravam muitas dificultades, e eram discriminadas constantemente! Muito do que as mulheres da época produziam de artístico era rejeitado pelos homens como sendo “feminino” ou “artesanal”. Os homens receavam uma tendência demasiado “decorativa” e viam o objetivo da Bauhaus, a arquitetura, em perigo.


Em 1915 foi fundada a Escola de Cambridge, que se dedicava exclusivamente ao ensino de arquitetura para mulheres nos Estados Unidos.




-Se nada disso tivesse acontecido, aposto que a arquitetura das cidades seria muito mais bonita. Falei.







4 comentários:

  1. Adorei mais uma vez o texto e achei a observação no final muito pertinente! rs
    Amiga, dá uma pesquisada no trabalho da arquiteta Zaha Hadid e fala um pouco sobre ela aqui... Ela é um excelente exemplo de eficiência e brilhantismo das mulheres na arquitetura contemporânea e que, se os grandes teóricos da arquitetura e até os maiores arquitetos são em sua maioria do sexo masculino, é só pq nós, mulheres, fomos reprimidas no passado, por não ser uma área considerada feminina na época (o que vai totalmente de encontro à realidade de hj em dia, né?! É só comparar o número de homens e mulheres dentro de uma escola de Arquitetura!). Estamos revertendo esse quadro, Nandoca! As mulheres estão conseguindo seu lugar (merecidíssimo, por sinal) na arquitetura. o/
    Beijos! Amei essa sua idéia e vc tá mandando bem demais!

    ResponderExcluir
  2. Nandoca, pq vc não substitui essa frase do Niemeyer por uma de alguma mulher? Sem querer desmerecer o Oscar, longe de mim, rs, mas ele é mais um exemplo de um brilhantismo dos homens na arquitetura.
    Coloca uma, por exemplo, da Coco Chanel, que, apesar de não ser arquiteta, teve que enfrentar muitas barreiras pra chegar onde chegou e ela se tornou, simplesmente, insubstituível na área que ela escolheu pra ela. Simplesmente os conceitos que ela criou pra moda, são repetidos e respeitados até hj, e serão pra sempre. Algumas dela que têm a ver:
    "Moda é como a arquitetura, pura questão de proporções."
    “Para ser insubstituível tem que ser sempre diferente.”
    “Inovação! Podemos estar sempre inovando. Eu quero criar clássicos.”
    “O sucesso é frequentemente atingindo pelas pessoas que não sabem que o fracasso é inevitável.”
    “Para conseguir grandes coisas, temos que ter primeiro um sonho.”

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas ssilds! Fato que vou fazer um post sobre Zaha Hadid! Ela é demais =) e amei a idéia da frase, ja até mudei! Quando tiver alguma outra idéia pode me falar! hehehe Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo...

    por inteiro o blogg a proposta os posts os comentarios.
    Espero que eu possa acompanhar...
    Se não puder só avisar que faço questão de respeitar seu desejo.
    Seria mesmo uma pena não poder acompanhar todo mundo devia pensar sobre o que você ta levantando aqui.

    Sorriso grande de mais um idióta machista que se esforça pra não ser tão grande idióta assim!

    ResponderExcluir