Estava pensando.. se pelos meus estudos a mulher passou a ter o direito de freqüentar uma faculdade de arquitetura desde 1915 (mais ou menos), como só começaram a ser reconhecidas agora? Nesse (grande) tempo que se passou muitas arquitetas (boas e competentes) se formaram e exerceram a profissão. Mas, onde estão elas? Onde estão as arquitetas? Onde estão seus projetos? Por isso fui atrás de histórias, pesquisei bastante e fiz algumas descobertas.
Lilly Reich (Who’s that?), ela foi uma grande arquiteta alemã, colaboradora muito próxima de nada mais nada menos que Mies Van der Rohe. Ela abriu o próprio estúdio quando tinha 29 anos (pena que o mesmo foi bombardeado na segunda guerra mundial em 1943). Viu seu colega de trabalho ser reconhecido internacionalmente e ficar famoso pelos projetos que foram desenvolvidos em conjunto com ela. Faleceu pobre e no anonimato. (Affs)

Denise Scott Brown, esposa do grande Robert Venturi (tá que o nome dela vem junto ao dele em grande parte dos projetos, esposa, sabe como é né.. acho que ele não tinha muita opção). De qualquer forma ela assistiu seu maridão ganhar o prêmio Pritzker em 1911 e ficou lá, aplaudindo, sem ao menos ser reconhecida pelo seu trabalho e esforço. Até hoje, quem é ela? Mulher de Venturi. (Affs)
Eileen Gray, era uma pintora que foi persuadida por Le Corbusier a se tornar arquiteta, e fez muito bem seu trabalho. Pena que só foi reconhecida depois de sua morte. (Affs) Quem nunca viu essa mesinha aqui? Pois é, foi ela mesmo que criou.

E viemos para PROJETAR um mundo melhor! Construindo casas, não limpando elas.
(Thanks, wikipedia, NY Times, google & Livro de Rafael Moneo)
Mt legal seu blog , mostra q vc é uma pessoa q gosta msm do q faz , continue assim xD
ResponderExcluirFicou faltando comentário meu nesta postagem... Verdade...
ResponderExcluirE esqueci de falar que gostei do layout novo. E das fontes. Aliás, amei as fontes! =)
ResponderExcluirEu finally atualizei o meu blog. Mas não tenho capacidade de mudar mais meu layout! huasdhaudsa Já deve ter uns dois anos que está assim.
Ahhh... E esqueci de dizer també... Amei: Building houses, not keeping them!
ResponderExcluir=)