terça-feira, 7 de junho de 2011

Por trás de um grande arquiteto, há sempre uma grande arquiteta!

Estava pensando.. se pelos meus estudos a mulher passou a ter o direito de freqüentar uma faculdade de arquitetura desde 1915 (mais ou menos), como só começaram a ser reconhecidas agora? Nesse (grande) tempo que se passou muitas arquitetas (boas e competentes) se formaram e exerceram a profissão. Mas, onde estão elas? Onde estão as arquitetas? Onde estão seus projetos? Por isso fui atrás de histórias, pesquisei bastante e fiz algumas descobertas.
Lilly Reich (Who’s that?), ela foi uma grande arquiteta alemã, colaboradora muito próxima de nada mais nada menos que Mies Van der Rohe. Ela abriu o próprio estúdio quando tinha 29 anos (pena que o mesmo foi bombardeado na segunda guerra mundial em 1943). Viu seu colega de trabalho ser reconhecido internacionalmente e ficar famoso pelos projetos que foram desenvolvidos em conjunto com ela. Faleceu pobre e no anonimato. (Affs)
Denise Scott Brown, esposa do grande Robert Venturi (tá que o nome dela vem junto ao dele em grande parte dos projetos, esposa, sabe como é né.. acho que ele não tinha muita opção). De qualquer forma ela assistiu seu maridão ganhar o prêmio Pritzker em 1911 e ficou lá, aplaudindo, sem ao menos ser reconhecida pelo seu trabalho e esforço. Até hoje, quem é ela? Mulher de Venturi. (Affs)
Eileen Gray, era uma pintora que foi persuadida por Le Corbusier a se tornar arquiteta, e fez muito bem seu trabalho. Pena que só foi reconhecida depois de sua morte. (Affs) Quem nunca viu essa mesinha aqui? Pois é, foi ela mesmo que criou.
Ainda bem que essa história mudou. Ou melhor, está mudando. Estamos juntas, não estamos?
E viemos para PROJETAR um mundo melhor! Construindo casas, não limpando elas.

(Thanks, wikipedia, NY Times, google & Livro de Rafael Moneo)



5 comentários:

  1. Mt legal seu blog , mostra q vc é uma pessoa q gosta msm do q faz , continue assim xD

    ResponderExcluir
  2. Ficou faltando comentário meu nesta postagem... Verdade...

    ResponderExcluir
  3. E esqueci de falar que gostei do layout novo. E das fontes. Aliás, amei as fontes! =)

    Eu finally atualizei o meu blog. Mas não tenho capacidade de mudar mais meu layout! huasdhaudsa Já deve ter uns dois anos que está assim.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh... E esqueci de dizer també... Amei: Building houses, not keeping them!
    =)

    ResponderExcluir
  5. muitas verdades escritas acima ...
    também sou estudante de arquitetura, tentei outro curso mas parei (risos) e aqui estou!

    como diria o "Luis Fernando Veríssimo"

    "Pensei vagamente em estudar arquitetura, como todo o mundo. Acabaria como todos que eu conheço que estudaram arquitetura, fazendo outra coisa. Poupei-me daquela outra coisa, mesmo que não tenha me formado em nada e acabado fazendo esta estranha outra coisa, que é dar palpites sobre todas as coisas."

    bjos me add no meu blog ajuda la !

    ResponderExcluir