segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Let's celebrate!

Ano passado estava de férias nos EUA e resolvi procurar algum passeio relacionado com arquitetura, só pra não passar em branco, já que estava em outro país e tal.. Aí resolvi visitar a famosa cidade de CELEBRATION que fica dentro do complexo da Disney em Orlando. Lá não é lugar muito turístico, até porque todo mundo tá mais preocupado com parques e compras, de qualquer forma aproveitei que no fim de semana teria uma feirinha e fui lá conferir.
A cidade de Celebration foi fundada em 1994. Um projeto desenvolvido por Robert A. M. Stern Architects e Cooper Robertson & Patners, ambos de Nova York. Apesar de pertencer a Walt Disney Company não existe nenhuma relação aparente, você não vai ver o Mickey ou a Minnie tirando fotos e nem imagens de nenhum dos personagens por lá, inclusive nas lojas.
Os estilos das residências são de épocas passadas, principalmente Européias, revivendo o final do século XIX, esse foi considerado o estilo que melhor traduz o espírito Americano. E foi exatamente a primeira coisa que me passou pela cabeça ao chegar lá: “Estou em um filme americano!”






A base da concepção para a cidade foi o movimento conhecido como “New Urbanism”, onde seus princípios podem ser claramente observados.
Vamos começar pela proximidade entre as residências e a ausência de muros e portões, promovendo um sentido de comunidade. Isso acontece porque a filosofia da cidade é de ser um lugar amigável, com forte senso de vizinhança, valorizando os parques e passeios, além de misturar as áreas residênciais e comerciais. Dentro da cidade encontra-se de tudo: lojas, cinema, igreja, hospital, bombeiro, parques, campos de golfe, etc. Suas lojinhas vendem brinquedos antigos e reproduzem os móveis do passado.


É tudo tão perfeito que os moradores devem seguir certas regras pré-estabelecidas, como a de manter seus gramados sempre aparados, ter cuidado ao estacionar seu veículo, cuidado com a aparência das casas, afinal elas devem possuir uma aparência semelhante, incluindo cores, fonte do número e até a mobília externa.
Muitos eventos ocorrem na “downtown”, uma espécie de centro da cidade. Um dos eventos mais esperados ocorre no mês de dezembro onde as comemorações de Natal acontecem com a presença de neve artificial (Exatamente o que você leu!). É tudo feito para ser a cidade perfeita, se tornando praticamente, cinematográfica.

(Qualquer semelhança... bom, nem sempre é coincidência)

Existem várias críticas à respeito desse tipo de urbanização, mas comparando essa cidade com os condomínios que a gente vê por aqui, existe uma grande diferença: os condomínios são fechados e com toda a infraestrutura para a vida dentro dele. Sim, exclui participantes de fora por motivos (na maioria dos casos) de segurança, já a cidade Celebration é aberta, visitantes são sempre bem-vindos! Bom, cada com sua opinião, né. Espero que esse novo conceito de urbanismo tenha acrescentado em algo!

Até logo! Beijos





Um comentário:

  1. "tornando praticamente, cinematográfica". Praticamente nada! É totalmente cenário! hehehe

    Lembro de alguns professores nossos tendo arrepios de horror ao ouvir falar dessa cidade (que você acabou de me apresentar o nome que eu desconhecia!)

    Eu acho válida a ideia, mas só para o lugar onde está, já que tudo na Disney é irreal.

    Fantástica a postagem, Nanda! Beijos!

    ResponderExcluir